sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Cavaleiros do Zodiaco


Saint Seiya (聖闘士星矢, Santo Seiya?), conhecido no Brasil e em Portugal como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma das séries japonesas (anime e mangá) de maior sucesso no mundo, contando a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.
Cinco guerreiros tem a missão de proteger Saori Kido, uma garota que é a reencarnação da deusa Atena, e lutar contra as forças do mal, num ambiente cheio de mitologias. A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.
A série foi originalmente exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997 e está sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de Setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005. A ela seguiram-se outras manias , como Sailor Moon e Pokémon. No país, a série ficou conhecida tanto como "Cavaleiros do Zodíaco" (por causa de sua primeiro exibição, em 1994) como pelo seu título original (quando voltou a ser exibida na Band).
Em Portugal foi exibida a versão original japonesa sem abertura ou encerramento pela RTP Canal1 entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993. A série foi cancelada com apenas 36 episódios por alegadas queixas pelo seu conteúdo violento por parte de pais. Embalada pelo estrondoso sucesso de Dragon Ball Z em 19 de Setembro de 1999 a SIC inicia a transmissão da versão portuguesa da série, transmitindo desta vez a totalidade dos episódios, exceptuando o 37. Destacou-se pela constante mudança do horário da série, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7:30 da manhã.
No Brasil, o lançamento da série em 1994 foi responsável por mudar a maneira que o público assistia animes, desencadeando uma "anime-mania". Noutros países latino-americanos como, por exemplo, no México e na Argentina o sucesso também foi grande, apesar de a animação japonesa ter sido exibida eventualmente em ambos os países na década anterior, com programas como "Robotech" e "Mazinger Z". Em função do sucesso nos países de língua espanhola, a tradução brasileira do anime foi feita com base na dublagem em espanhol. Tanto o anime quanto o mangá foram lançados na China, Hong Kong e Taiwan por volta de 1990, dando início à adoração da animação japonesa e do mangá nesses países.
Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco. Na França, teve um sucesso gigantesco e surpreendente, merecendo até primeira página de jornal nesse país.[carece de fontes?] Foi nomeado na França como Les Chevaliers du Zodiaque. Na Espanha e outros países de língua espanhola foi chamado de Los Caballeros del Zodiaco. Na Itália, o anime ficou conhecido como I Cavalieri dello Zodiaco, em Portugal adoptaram para Os Cavaleiros do Zodíaco enquanto nos EUA foi exibido como Knights of the Zodiac.
Pode afirmar-se que Saint Seiya deu contribuições especiais no desenvolvimento da cultura japonesa de mangás e animes. É a mais importante e antiga origem para Doujinshi, que acabou crescendo numa subcultura periférica significativa de anime e mangá. Os grupos Doujinshi têm atualmente um grande número de membros no Leste Asiático, América do Sul e Oeste Europeu.

Historia
A cada 200 anos (em média), Athena, a deusa da guerra e da sabedoria, vem à Terra, acompanhada de seus Cavaleiros. Quando Athena reencarna, ela precisa de impedir outros deuses malignos de destruir a Terra. Esses outros deuses, como, por exemplo, Poseidon e Hades, têm o pretexto de que os humanos são cruéis e gananciosos, e por causa disso querem exterminá-los.
Isso dá início às Guerras Santas, na qual Atena e seus cavaleiros lutam contra os outros deuses para que haja paz e justiça neste mundo. Por volta de 1743, terminou a segunda Guerra Santa. Atena havia selado o espirito dos 108 espectro de Hades no Castelo onde o mesmo deus dos mortos havia utilizado como base durante a ultima guerra. Somente dois Cavaleiros de Ouro sobreviveram à última Guerra Santa. Ela deu uma missão a cada um deles, para que a próxima Guerra fosse a última. Foram eles Shion de Áries, que foi escolhido para ser o Mestre do Santuário; e Dohko de Libra, para guardar a torre na qual Hades foi enterrado.
243 anos depois, conforme a tradição, a deusa Atena volta a terra como um bebê. Saga, o Cavaleiro de Ouro de Gêmeos, tendo suas ambições malignas despertadas por seu irmão, chamado Kanon, mata Ares (Irmão do Mestre Shion) e toma seu lugar. Assim Saga, disfarçado de Ares, vai até o quarto de Atena para matá-la. Quando está prestes a assassinar a criança, Aioros, o Cavaleiro de Ouro de Sagitário aparece e salva Atena, vendo, então, o verdadeira identidade de Mestre do Santuário. Saga e Aioros haviam sido anteriormente convocados pelo próprio Shion afim de escolher um destes, que eram seus cavaleiros dourados mais fortes, sábios e de reconhecida bondade (Saga era tido entre a população como um homem tão bondoso com um próprio deus)para sucederem o comando do Santuário Grego. Após o anuncio do mestre de que Aioros deveira ser o novo grande mestre, Kanon, o irmão de Saga, começa a tentar o irmão a usurpar o poder no santuário. Saga pune seu irmão com o exilio e morte na prisão de pedra do cabo Sunion, a semente da ambição ja estava desperta. Mas Saga não podia então deixar Aioros viver, por ter descoberto o seu segredo, portanto atacou Aioros e o acusou de traição, denegrindo sua imagem perante todos do Santuário. Mais tarde com a morte de Shion, Saga (possuído por Ares, sua contraparte maligna), assume o controle do Santuário, e da continuidade ao seu legado do mal.
É Shura, Cavaleiro de Ouro de Capricórnio, quem encontra Aioros. Shura consegue feri-lo gravemente e só não o mata por haver um bebê entre ele e o Cavaleiro de Sagitário. Muito ferido, ele foge do Santuário para as antigas ruínas da cidade de Atenas, onde encontra Mitsumasa Kido, rico empresário japonês em férias na Grécia. Aiolos após contar a verdade sobre Atena, deixa sobre cuidados de Kido o bebê e a armadura de Sagitário.
Mitsumasa Kido volta ao Japão, onde reúne 100 garotos órfãos (no mangá, todos seus filhos) e os envia para treinamento em diversas partes do mundo, onde poderiam obter armaduras de bronze. Esta seria a força tarefa responsável pela segurança da jovem Atena. Treze anos depois, sobre o pretexto de realizar um torneio, os 10 garotos que sobreviveram aos treinamentos se reúnem novamente no Japão. Mitsumasa Kido já falecido, é representado no torneio por sua neta, Saori Kido, que na realidade é a reencarnação da deusa Atena. O Torneio Galáctico daria ao vencedor a cobiçada Armadura de Ouro de Sagitário. Porém, apenas 9 dos 10 garotos que teoricamente teriam sobrevivido ao treinamento, voltaram para participar do torneiro. Quando todos já consideravam o décimo cavaleiro, Ikki de Fênix, morto, ele surge, rebelando-se contra seus antigos companheiros e inclusive seu próprio irmão, Shun de Andrômeda, roubando a armadura de ouro. Em busca de obter Armadura de Sagitário, Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun, iniciam uma caçada alucinada à Ikki. Nesse tempo, eles desenvolvem grande amizade e companheirismo.

[editar] Sagas
A série consiste em 114 episódios e 25 OVAs. É dividida da seguinte maneira:
Saga do Santuário: A mais longa de todas as sagas, foi subdividida no total de 6 Capítulos - A Guerra Galáctica (1-6), Os Cavaleiros Negros (7-15), As Forças Ocultas no Santuário (16-22), A aparição dos Cavaleiros de Prata (23-35) e A Batalha das Doze Casas, ou Os Cavaleiros de ouro (36-73). Conta a história dos Cavaleiros de Bronze na Guerra Galáctica até A Batalha das doze casas.
Saga de Asgard: Existe apenas no anime. A batalha entre os Cavaleiros de Atena e os Guerreiros Deuses de Odin, manipulados por Hilda, que estava sendo controlada pelo Anel de Nibelungo dado por Poseidon.
Saga dos Gerreiros Azuis (História de Hyoga): Existe apenas no Mangá. A Histório Solo de Hyoga de Cisne, ele estava na Sibéria depois da Guerra das Doze Casas do Zodíaco para rever sua mãe morta a 7 anos, mas se lembrou que Camus de Áquario (seu mestre) tinha afundado ela ainda mais, assim o Cavaleiro de Cisne nunca mais poderia ver sua mãe. Depois, Hyoga é capturado e preso em uma masmorra no Graad Azul, com a ajuda de Natássia e Jacob ele vai derrotar Alexei. Essa saga só se passa em um volume de mangá.
Saga de Poseidon: A verdadeira batalha contra o deus dos mares e seus Generais Marinas e sobre o homem que enganou Deus.
Saga de Hades: Conta sobre umas das milhares de guerras santas contra Hades. É composta por 3 Capítulos que passam pelo "Capítulo do Santuário" com 13 OVAs, e pelo "Capítulo do Inferno" com 12 OVAs. Os Capítulos Santuário e Inferno de Hades estão completas, encerrando assim o "Capítulo do Inferno" e abrindo caminho para uma continuação com o "Capítulo Elísios", que está em produção. Elíseos é a última fase da saga de Hades e também é o Paraíso do Inferno. Lá Seiya, Shun, Shiryu, Hyoga e Ikki vão lutar com Hypnos(Deus do Sono), Thanatos (Deus da Ceifa) e Hades (Deus dos Mortos). No "Capítulo Santuário" Saga, Máscara da Morte, Shura, Camus, Afrodite e Shion traem Atena e viram leais a Hades, mas depois comfessam que era mentira. No "Capítulo do Inferno" Hades escolhe o corpo de Shun para ser seu novo corpo.
Saga do Céu: Ela é iniciada com o último filme dos Cavaleiros, Prólogo do Céu, que conta a invasão de outros deuses do Olimpo ao planeta Terra, tendo como os vilões principais Artemis (deusa da Lua), irmã de Atena, Apolo, irmão de Artemis. A história nunca foi concluída por Kurumada.
No mangá, a história consiste de 28 mangás no Japão.
Os primeiros 13 episódios da TV contando a saga de Hades foram lançados em novembro de 2002, antes disso a saga podia ser acompanhada apenas no mangá.
No ano de 2004, foi lançado um quinto filme chamado Os Cavaleiros do Zodíaco - Prólogo do Céu (Saint Seiya - Tenkai-hen Josō), que supostamente seria um capítulo estendido situado logo após o fim da saga de Hades, dando início a uma nova saga. O filme chegou aos cinemas brasileiros em Outubro de 2006.

Em 2002 foram lançados dois livros contendo uma novela denominada "Gigantomaquia" (Gigantomachia), escrita por Tatsuya Hamazaki, com total aprovação do Masami Kurumada. A história trata do retorno dos Gigas (ou Gigantes), guerreiros portadores das "Adamas", armaduras com a dureza de diamante e simbolizando pedras preciosas e semipreciosas. Eles atacam o Santuário com o objetivo de seqüestrar a jovem amazona de Bronze, Yuuri de Sextante. Junto com o mestre Nicol de Altar, um Cavaleiro de Prata, Seiya e seus amigos tentam libertar a jovem, mas acabam caindo em uma armadilha. Durante a história, surge Mei, filho legítimo de Mitsumasa Kido e discípulo do Cavaleiro de Ouro Máscara da Morte de Câncer. Mei possui a sagrada Armadura de Cabeleira de Berenice, que, segundo diz a lenda, não pertence a nenhuma classificação das armaduras do Santuário. Com essa misteriosa Armadura, Mei tem em suas mãos o poder de deter o deus dos Gigas, Tífon.
Desde 2002 está sendo publicado o Episódio G, produzido por Megumo Okada. Desta vez, Aiolia de Leão é o protagonista da história onde são contadas as primeiras aventuras dos Cavaleiros de Ouro contra os poderosos Titãs, liderados pelo senhor do tempo: Cronos. A história começa em 1973, após a tentativa do assassinato de Atena e antes da Saga do Santuário (1986), onde é revelado toda a angústia de Aiolia por achar que seu irmão fosse um traidor. Depois, vai para 1979, sete anos antes da Saga do Santuário.
Em 2005, foi lançado o "A Saga de Hades - Capítulo do Inferno", no Brasil só em Novembro de 2007 que teve.
Em 2006, dois mangás: Saint Seiya-Next Dimension do próprio Kurumada, e Saint Seiya-Lost Canvas de Teshirogi Shiori, retratam a guerra sagrada de 1743 contra Hades. Ambos os mangás se referirem à mesma guerra, mas Next Dimension se refere a um ponto de vista diferente dos acontecimentos, servindo como um "extra" ao enredo de Lost Canvas.
Em 2008, terá "A Saga de Hades - Capítulo Elíseos", no Japão começará a ter em Março, no Brasil a expectativa é de Lançar em 2010.

[editar] O que são Kamuis?
Geralmente, os Doze Deuses do Olimpo da mitologia grega são citados como Hera, Apolo, Artemis, Poseidon, Atena, Deméter, Afrodite, Hefesto, Hermes, Héstia, Hades e Zeus, o Todo Poderoso.
Todos os doze vestiam armaduras chamadas de Kamui. Eram divinamente reluzentes e possuíam poderes infinitamente maiores que as Armaduras dos Cavaleiros, Escamas dos Marinas ou Surplice dos Espectros. Como todos os deuses, exceto Atena e Poseidon, sumiram nos céus junto com Zeus ainda na Era dos Deuses, essas Kamuis passaram a ser comentadas apenas como lendas.
Sabe-se que a Armadura do Cavaleiro que é restaurada pelo sangue de Atena torna-se uma presença muito próxima à das Kamuis - as chamadas Armaduras Divinas. Para nós, na atualidade, resta imaginar como eram as Kamuis através da aparência dessas Armaduras Divinas.
Segundo palavras de Poseidon, os Deuses do Olimpo um dia descerão à Terra para punir os humanos. A volta dos Doze Deuses do Olimpo trajados com suas Kamuis pode tornar-se o estopim para a próxima batalha dos Cavaleiros de Atena...
Segundo as lendas dos deuses na mitologia, depois que o universo nasceu do Big Bang, a vontade dos deuses percorreu todo o universo, jorrou sobre a Terra e fez nascer a vida. A vida evoluiu e tornou-se o "ser humano" a imagem de Deus.
Com o decorrer dos tempos, começaram a surgir seres humanos que abrigavam os espíritos dos deuses, ampliando cada vez mais o seu poder sobre a terra. Zeus passou a dominar os céus e a terra, Poseidon imperou sobre os mares e Hades comandou o Mundo dos Mortos. Dentre eles, o poder de Zeus era enorme, tanto que era conhecido como o Todo Poderoso. A sua presença servia de rédeas para manter o equilíbrio entre céu, terra, mar e mundo dos mortos.
Contudo, quando Zeus partiu da Terra junto com os outros deuses, deixando o comando à sua filha Atena, começaram a surgir disputas entre os deuses em vários pontos do planeta. Todo os outros deuses cobiçavam a face terrestre que estava sob os cuidados de Atena e a obsessão maior era de Poseidon. Por muitas vezes ele encabeçou os Marinas para desafiar Atena pelo domínio da terra.
Os Cavaleiros de Atena nasceram durante essas batalhas contra Poseidon. Nas muitas batalhas, eles adquiriram experiência e técnicas sistemáticas de luta, estabeleceram o Santuário e passaram a ser presenças fundamentais para a proteção de Atena, tornando-se guerreiros temidos até mesmo pelos deuses. Mesmo depois do fim da batalha contra Poseidon, a disputa pelo domínio da terra continuou durante mais alguns milénios, mas sempre contida pela ação dos Cavaleiros, que garantem até hoje a paz na face terrestre.

[editar] Os Cavaleiros de Atena
Ver artigo principal: Os Cavaleiros de Atena
Quando a primeira guerra santa começou, muitos homens que lutavam por Atena morreram até que sobraram apenas garotos para lutar. Como odiava as armas, Atena os vestiu com armaduras feitas com Oricalco, o pó de estrelas, e as banhou com a "Vontade Divina". Segundo o mito de Cavaleiros do Zodiáco, todo ser humano é capaz de despertar e elevar seu Cosmo, desde que passe pelo treinamento necessário.
Os Cavaleiros de Atena são hierarquizados de acordo com o metal que compõe sua armadura e sua constelação guia, e esta classificação servem também para dividí-los qunto ao nivel de seu poder, isto é, a capacidade de elevarem seus cosmos. Eles são dividas em Bronze, Prata e Ouro; tais armaduras são entregues a guerreiros, que possuem domínio do cosmo, equivalente ao nível da armadura. Enquanto as Bronze são vestidas por Cavaleiros mais fracos, as de Ouro pertencem àqueles que dominam completamente o Sétimo Sentido, que seria a percepção cósmica de canalizar e dominar plenamente a energia que permeia toda a matéria (chamada cosmo-energia).
Acredita-se que são 12 cavaleiros de ouro, 24 cavaleiros de prata, 48 cavaleiros de bronze.

[editar] Sagas Paralelas
As Sagas Paralelas são aquelas que não seguem a cronologia normal do Mangá/Anime, mostrando outras aventuras além das principais.

[editar] Episódio G e Os Titãs
Ver artigo principal: Episódio G
Episódio G é a abreviação do Novo mangá "Episódio Gold" nome do novo mangá japonês dos Cavaleiros do Zodiaco, publicado no Brasil pela editora Conrad. A história é um prelúdio, que começa com o relato da tentativa de assassinato de Atena há 13 anos atrás e continua mostrando a vida de Aioria, o Cavaleiro de Leão, que tendo o irmão acusado de traição passa a ser sempre mal visto no Santuário.

[editar] Gigantomaquia
Ver artigo principal: Gigantomaquia
Gigantomaquia é um livro que conta uma saga paralela dos Cavaleiros do Zodíaco. O romance conta a luta dos cavaleiros contra os Gigas (Gigantes). É dividido em 2 volumes.
Os Cavaleiros de Bronze lutam com diversos Gigas aliados aos Titãs e liderados pelo deus Tífon, que comanda por meio do "Temor". Alguns cavaleiros novos aparecem na história, incluindo Mei, o homem que deve selar esse mal.

[editar] Next Dimension
Ver artigo principal: Next Dimension
Um novo mangá que conta a 1ª Guerra Santa do ponto de vista de Dohko e Shion.

[editar] Lost Canvas
Ver artigo principal: The Lost Canvas
A segunda versão desse novo mangá, que conta a Guerra Santa anterior à atual do ponto de vista do cavaleiro de Pégaso antigo, Tenma, e da reencarnação do Hades, Alone. Este mangá lida com a relação do trio Alone (Hades), Sasha (Atena) e Tenma (Pégaso), uma vez que moraram num mesmo orfanato quando jovens e levando em conta o fato de que Alone é irmão biológico de Sasha.
A publicação lida com diversos fatos esclarecedores à mitologia de Saint Seiya e adiciona alguns que podem ser resolvidos ao final do mangá (ou não). Um exemplo disso é o fato desta história mostrar os Cavaleiros de Ouro anteriores aos atuais com aparência semelhante aos mesmos. Isso causou muita revolta entre muitos fãs e levantou novas hipóteses sobre a reencarnação e predestinação no universo de Saint Seiya. No entanto um exemplo de esclarecimento foi a revelação feita à respeito do antigo Grande Mestre do Santuário e o Mestre das terras de Jamir (que na época da história não se encontrava destruída, assim como seu povo).
É mostrado que estes foram irmãos gêmeos e que o Mestre de Jamir fora o antigo cavaleiro de prata de Altar enquanto o Mestre do santuário fora o cavaleiro de ouro de Câncer anterior à Guerra Santa contada na história. Tal fato esclarece a citação da enciclopédia que descrevia o cavaleiro de Altar como a sombra do Grande Mestre, relacionando com o ocorrido de que o Mestre de Jamir estava destinado a ser o verdadeiro cavaleiro de Câncer mas que deixou o posto para seu irmão.
Porém alguns pontos entre as duas sagas (Next Dimension e The Lost Canvas) estão desencontradas, no The Lost Canvas, Dohko era mestre de Tenma enquanto no Next Dimension era o cavaleiro de Copo

[editar] Cygnus Project
O Cygnus project é um projeto de fãs Argentinos de animar a história solo do Hyoga,que está presente apenas no Mangá.

[editar] Filmes
Ver artigo principal: Filmes de Os Cavaleiros do Zodíaco
Cinco filmes foram feitos pela Toei Animation e Bandai, sendo o último escrito por Masami Kurumada, o autor original da série. Todos eles representam lutas dos cavaleiros de Atena contra algum deus maléfico. Com a exceção do Prólogo do Céu, o último filme, nenhum deles faz parte da cronologia original, sendo apenas sagas alternativas.
É importante destacar que muitas pessoas não consideram os enredos dos primeiros 4 filmes como parte real da história da série. Muitas vezes isso acontece por causa da ocorrência de cenas "impossíveis" nos filmes, como o fato de Atena ser sempre seqüestrada, a constante derrota de Shun e a aparição de Ikki para salvá-lo, e o fato de apenas uma flecha atirada por Seiya vestindo a armadura de Sagitário matar deuses, e a Rosa Branca de Afrodite de Peixes ser fácilmente retirada. Vale lembrar também que estas histórias não foram inventadas por Masami Kurumada e sim por uma estratégia de marketing da Toei Animation.

[editar] Personagens

[editar] Protagonistas
Saori Kido (Atena)
A Deusa da Sabedoria e da Justiça cuja vontade é de proteger a humanidade do mal e garantir a paz. Após ser salva das ambições que rodeava o Santuário, foi nomeada como Saori Kido, neta de Mitsumasa Kido.Ela foi salva por Aioros de Sagitário, das garras de Saga de Gemeos (mestre Ares), que tentou mata-la,Saga o acusou de traiçao,e foi morto pelo cavaleiro de ouro Shura de Capricornio por ordens do Mestre Ares.
Seiya de Pégaso
Cavaleiro que conquistou sua armadura na Grécia treinado pela amazona de prata Marin de Águia. Nobre ao mesmo tempo que agitado, Seiya é o protagonista da série, cujo objetivo é encontrar sua irmã perdida, Seika. É conhecido por nunca perder as esperanças e lutar por aquilo que acredita. Depois da guerra contra Hades ele encontra Seika graças á Marin.
Shiryu de Dragão
Cavaleiro que treinou arduamente na China com o Mestre Ancião que na verdade é o cavaleiro de ouro Dohko de Libra. Sábio e habilidoso, Shiryu é um notável guerreiro que sempre arrisca sua vida em prol das outras pessoas. Costuma receber grandes ensinamentos de seu mestre.
Hyoga de Cisne
Treinou sob as frias montanhas da Sibéria pelo cavaleiro Camus de Aquario. Recebe a missão de destruir Seiya e os outros cavaleiros de bronze que mancharam a honra do santuário ao participar do torneio de Saori Kido no Oriente. (No Anime é treinado por meio do Cavaleiro Cristal). Calmo e calculista, Hyoga é o guerreiro que manipula o frio. Ele sempre se lembra da morte de sua mãe que naufragou para salvar o filho, de onde retira dforças para lutar, muito embora seu mestre dicorde da fonte de inspiração do pupilo e pregue que para atingir a perfeição como guerreiro, Hyoga deva esquecer este tipo de sentimentos.
Shun de Andrômeda
Conquistou sua armadura na ilha de Andrômeda, próxima da Etiópia. Pacífico e bondoso, Shun vive a contradição de ser um guerreiro que não gosta de lutar. Ao fazer uma promessa ao seu irmão Ikki, treina para ser um guerreiro, mas esconde o seu verdadeiro poder usando apenas a corrente embutida na armadura.Ele foi treinado pelo cavaleiro Albion de Cefeu junto a June de Camaleão ,Leda e Spica.
Ikki de Fênix
Ikki é o guerreiro que teve o mais difícil treinamento para conquistar sua armadura após resolver trocar o seu lugar com o de seu irmão. O mestre de Ikki, Guilty, que o treinou na Ilha da Rainha da Morte, conseguiu embutir o ódio e o rancor no coração de seu pupilo após matar Esmeralda, sua escrava (filha no anime), que Ikki amava. Após isso, Fênix mata seu mestre, e conquista a liderança dos Cavaleiros Negros e conquista sua armadura. Espalha o caos contra seus amigos, lutando junto dos cavaleiros negros contra Seiya e os outros. Arrependido, Ikki desaparece após ser derrotado, mas volta para ajudar seus amigos em momentos críticos.

[editar] Vilões
Saga: Cavaleiro de Ouro de Gêmeos; mata Ares (irmão de Mestre Shion) com um soco no peito, enquanto este meditava em Star Hill, monte onde apenas os Grandes Mestres poderiam entrar, a fim de prever o futuro.
Hilda: Representante de Odin na Terra, a valquíria é possuída pelo Anel de Nibelúngo (controlado por Poseidon no anime) que a leva a ter impulsos de dominação do mundo em nome de Odin.
Julian Solo (Poseidon): Julian Solo, magnata do comércio marítimo, hospedeiro do espírito do deus dos Mares. Sua missão é purificar a terra através de enchentes e inundações.
Kanon: irmão gêmeo de Saga que previa o lado negro de seu irmão. Diz ao Espírito de Poseidon que Atena voltara a caminhar sobre a Terra e que o Deus dos mares deveria combatê-la. Então diz para Julian Solo que ele é um Deus, e assim se faz. É conhecido também como o homem que manipulou os deuses.
Hades: Deus do Mundo dos Mortos; usou o corpo de Shun como hospedeiro. Deseja o domínio da terra e sua purificação através da morte dos humanos.
Pandora: Comanda a invasão dos Espectros ao Santuário de Atena em nome de Hades.

[editar] Outros
Kiki: Aprendiz de Mu de Áries. Por enquanto não tem muitos poderes, mas é um garoto bastante valente, como pode constatar na batalha contra Poseidon, onde Kiki leva a armadura de Libra. Possui poderes de telecinese. É um dos últimos descendentes da raça do continente de Shion. Tornou-se um grande amigo dos cavaleiros de bronze, principalmente de Shiryu e Seiya.
Cássius: Aluno de Shina de Cobra. Era rival de Seiya pela armadura de Pégaso. Antes era uma pessoa bruta e rude, mas após se apaixonar por Shina, se transforma em uma pessoa boa. Tanto que se sacrifica por ela em um ato heróico.
Tokumaru Tatsumi: guarda-costas de Saori e seu braço direito. Foi assistente de Mitsumasa Kido. Era encarregado de treinar os órfãos que futuramente seriam os Cavaleiros de Bronze, e muitas vezes abusava de seu status. Aparenta ser um excelente lutador de kendo. É um fiel ajudante, acompanhou Saori até o santuário e permaneceu com Saori durante as doze horas que ela estava ferida. Apesar de não ser um cavaleiro, a defende como se fosse um.
Freya: Irmã de Frey e Hilda de Polaris. Vive em Asgard. Liberta Hyoga quando ele é preso e foge com ele. Ajuda os cavaleiros de bronze dando informações sobre os guerreiros deuses e os ajuda a chegar ao templo de Poseidon.
Mitsumasa Kido: avô adotivo de Saori. Após receber Atena ainda bebê e a Armadura de Sagitário de Aiolos, reuniu 100 crianças (seus próprios filhos, de acordo com o mangá) para se tornarem Cavaleiros, vivendo todos em sua mansão no Japão. Morreu pouco antes de Seiya retornar da Grécia, levando consigo o segredo do paradeiro da irmã de Seiya. Idealizador da milionária e nipônica Fundação Graad.
Ver artigo principal: Os Cavaleiros de Atena, Guerreiros Deuses de Asgard, Marinas de Poseidon, Espectros de Hades e Guerreiros Azuis

[editar] Armaduras
Ver artigo principal: Armaduras
Na série, a maioria dos personagens são guerreiros que vestem diferentes tipos de armaduras. Cada uma delas foi desenhada e construída por ferreiros a serviço de um deus. Nenhum dos que fizeram as armaduras é revelado, apesar de Shion, Mu e Kiki serem descendentes do povo que forjou as armaduras de Atena, os habitantes do Continente de Mu, continente mitológico no Oceano Índico.
A armadura de um cavaleiro tem uma vida, que, ao ser destruída, só podem ser revivida, e não restaurada de maneira qualquer. Somente os dencendentes do povo que as forjou podem revivê-las. No caso das Armaduras de Atena, por exemplo, o cavaleiro deve sacrificar um terço do próprio sangue para ajudar na recuperação.
Apesar de cada tipo de armadura ter características diferentes, seus princípios de funcionamento são bastante similares: elas são muito mais resistentes do que o metal comum, e amplificam a cosmo-energia do usuário muitas vezes.

[editar] 9 Sentidos
Do ponto de vista da biologia, os sentidos são as formas como os seres vivos reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram. No ser humano são reconhecidos como sendo 5 sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato; sendo suas respectivas funções: ver, ouvir, cheirar, saborear e sentir a "textura". A série expande o poder dos 2 últimos sentidos dando ao paladar a função de fala e ao tato o controle sobre a coordenação motora.
Contudo a contagem não pára por aí e, ao longo dos acontecimentos, foram descritos ainda mais 3 sentidos, sendo eles:
6º Sentido:(Intuição) O Sexto sentido faz os Humanos poderem perceber pessoas, animais, plantas, etc a Grande Distância. Com esse Sentido um Humano pode saber quando cada pessoa vai nascer ou morrer, ele também pode conseguir previnir que algo que irá acontecer não aconteça. Com esse Sentido Ikki conseguiu.
7º Sentido: (Sokara) Sétimo Sentido é o mesmo que "Cosmo". Quando um cavaleiro consegue dominar este cosmo por completo, isto quer dizer que ele alcançou o máximo do Sétimo Sentido. Desde os tempos mitológicos, apenas os Cavaleiros de Ouro conseguiram dominar o máximo do Sétimo Sentido, sendo, assim, pessoas praticamente invencíveis. Mas, na verdade, se um Cavaleiro de Bronze ou Prata estiver muito determinado e encorajado, ele também poderá alcançar o Sétimo Sentido, mesmo sendo com muito mais dificuldade. Usando o poder do 7º Sentido um cavaleiro é capaz de superar a perda dos outros 6, então para um cavaleiro de ouro a perda dos outros sentidos não importa em nada.
8º Sentido:(Arayashiki) O Oitavo Sentido é a habilidade que permite aos Cavaleiros irem até o Meikai (Mundo dos Mortos) e voltarem sem morrer. Assim como o Sétimo Sentido, é necessário um bom estado de espírito para despertá-lo. Os Espectros de Hades não o possuem, apesar de irem e voltarem do Mundo dos Mortos facilmente graças à proteção que possuem por jurar lealdade a Hades.
9º Sentido: (Divinidade) Apesar de apresentado no Hipérmito, nunca foi descrito na série. O 9º Sentido seria a "Vontade Divina", um poder que permeia o universo desde o Big Bang. Aqueles que o alcançam, ganham o poder para se conventerem em deuses. Os Cavaleiros da Esperança conseguiram chegar a transformar as Suas aramaduras Banhadas com o Sangue de Atena em Kamuis ou Armaduras Divinas.

[editar] O Avanço da Série
1986:
O Mangá é criado e começa a ser publicado no Japão.
Um mês depois, o Anime começa a ser exibido semanalmente na TV Asahi.
1987:
Lançamento do primeiro curta-metragem: Saint Seiya, o santo guerreiro (A Batalha de Éris).
1988:
Bandai lança os bonecos dos Cavaleiros, com suas armaduras de metal.
Lançamento do segundo curta-metragem: A Batalha dos Deuses (A Batalha de Durval).
CDZ começa a ser exibido na França, um dos primeiros países a ser transmitido Saint Seiya, sendo inspiração para diversas séries, fan-arts, fan-fics e, até fan-videos. O anime é rebatizado para: Les Chaveliers du Zodiaque – nome que o acompanharia em todas as outras traduções ao redor do Globo.
Lançamento do primeiro longa-metragem: A lenda dos Defensores de Atena (A Batalha de Abel).
1989:
Exibido o último episódio do anime no Japão.
Lançamento do terceiro curta-metragem: Os Guerreiros do Armagedon (A Batalha de Lúcifer).
1990-1993:
A publicação do mangá chega ao fim.
O anime é exibido no México, Tailândia, China, Espanha, Portugal, Indonésia, Malásia, Brunei, Peru, Panamá, Costa Rica, El Salvador, Colômbia, Chile e Argentina.
1994:
É exibido pela primeira vez no Brasil, país em que criaria uma gigantesca febre de animes, sendo o responsável pelo sucesso de seus sucessores, como Dragon Ball e Pokémon. Foi exibido pela extinta Rede Manchete dublado pela extinta Gota Mágica, CDZ foi transmitido na Manchete em dois horários: às 10h30 dentro do programa infantil Dudalegria e às 18h30 dentro de outro programa infantil Clube da Criança.
1995:
O longa-metragem "A Batalha dos Deuses" é exibido nos cinemas brasileiros e tem recorde de público dentre as animações nipônicas já exibidas na grande tela. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas assistiram ao filme.
É exibido o último episódio da série no Brasil; contudo, a Rede Manchete continuaria a reprisá-la pelos próximos dois Anos.
1997:
A Rede Manchete remove as reprises de Cavaleiros do Zodíaco do ar, após condensar os últimos dois episódios em apenas um, e encerra a exibição com um fatídico "Fim", junto aos créditos.
1999-2000:
Em Setembro a SIC finalmente começa a transmitir a série na integra em Portugal, em versão portuguesa.
2001:
O desenhista francês Jérome Alquié, que antes havia produzido um cartaz para chamar a atenção da Toei Animation sobre a Saga de Hades, surpreende o mundo ao produzir dois trailers da Saga (o primeiros com cenas do encontro de Ikki e Pandora e o segundo com os Cavaleiros diante do Muro das Lamentações). O francês Chegou a declarar que se a Toei não quisesse produzir a Saga de Hades, ele compraria os direitos e ele mesmo produziria.
O mangá dos Cavaleiros do Zodíaco, junto com o de Dragon Ball, passa a ser publicado no Brasil pela Conrad Editora.
2002:
Gigantomaquia é lançada no Japão.
Toei Animation finalmente lança a Saga de Hades em anime. Estão previstos 13 OVAs.
2003:
Episódio G (novo mangá dos Cavaleiros) é lançado no Japão.
Começa a redublagem de Cavaleiros nos estúdios da Álamo, para seu esperado relançamento no Brasil. Em 1º de Setembro acontece a reestréia no Brasil, no canal a cabo Cartoon Network.
Encerrada a publicação do mangá no Brasil, com a chegada da edição 48.
2004:
Novo filme dos Cavaleiros (Prólogo do Céu - Abertura) estréia no Japão.
Cavaleiros passa a ser exibido no Brasil também em canal aberto: Rede Bandeirantes.
É relançado o mangá no Brasil com algumas correções consideraveis nos textos. Além disso é lançado o Episódio G no Brasil, o segundo país a lança-lo atrás apenas da Argentina.
2005:
Filme Books e Gigantomaquia são lançadas no Brasil.
Jogo de Ps2 dos Cavaleiros é lançada no Japão pela empresa Dimps.
Cavaleiros passa a ser exibido no Brasil por outro canal aberto: Rede 21(atualmente chamado Play).
A produção do Capítulo do Inferno (Saga de Hades) é confirmada oficialmente por Masami Kurumada.
A dublagem do Capítulo do Santuário da Saga de Hades começa a ser feita para exibição no México (Primeiro país sem contar o Japão a exibir a saga).
No Dia 17 de Dezembro são exibidos os primeiros dois episódios (Equivalentes ao 14 e 15 de toda a saga de Hades) do Capítulo do Inferno (Saga de Hades).
2006:
No dia 21 de Janeiro são exibidos os episódios 3 e 4 (Equivalentes 16 e 17 de toda a saga)da Fase Inferno da saga de Hades no Japão
Começa a dublagem para o DVD brasileiro da Saga de Hades, Capítulo do Santuário (Segundo país sem contar o Japão a exibir a saga).
No dia 18 de Fevereiro são exibidos os episódios 5 e 6 (Equivalentes 18 e 19 de toda a saga) do Capítulo do Inferno da saga de Hades no Japão.
É confirmado que o Brasil será o primeiro país sem contar o Japão a exibir o filme Prólogo do Céu nos cinemas. O lançamento oficial ocorrerá no dia 2 de Novembro
No dia 27 de Abril é lançado o novo mangá de Masami Kurumada: Saint Seiya - The Next Dimension.
É lançado o DVD da Saga de Hades no Brasil totalmente em portugês, pela Play Arte Home Video, batizada Os Cavaleiros do Zodíaco - Hades - A Saga do Santuário.
Segundo jogo de PS2 dos Cavaleiros (Saint Seiya - The Hades) será lançado no Japão em 13 de Outubro de 2006.
Em Dezembro estréia no Japão a continuação da saga de Hades - Inferno, contando com mais 6 OVAS:
São exibidos os episódios 7 e 8 da saga Hades - Inferno, no dia 15 de Dezembro;
2007:
São exibidos os episódios 9 e 10 da saga Hades - Inferno, no dia 19 de Janeiro;
São exibidos os episódios 11 e 12 da saga Hades - Inferno, no dia 16 de Fevereiro.
A Saga de Hades - Santuário, começa a ser exibida no Brasil pelo Cartoon Network.
Os 4 filmes antigos são redublados no Brasil para serem lançados em DVD.
A editora JBC consegue os direitos de publicação do Lost Canvas e prometer lançar em Setembro deste ano o mangá no Brasil.
É confirmada a produção da saga Elíseos que foi adiada para Março de 2008.
A Saga de Hades - Inferno, é dublada no Brasil e tem previsão para ser lançada em DVD em Novembro

[editar] Elenco de dublagem
Ver artigo principal: Lista de dubladores de Cavaleiros do Zodiaco
No Brasil, a série possuiu duas dublagens. A primeira, feita no estúdio Gota Mágica, foi acompanhada de perto pelos executivos da Bandai, que já esperavam um grande sucesso. Por causa destes executivos, o cavaleiros Jabu de Unicórnio virou Jabu de Capricórnio entre outros erros.
Mais tarde, afim de conseguir que a série podesse ser novamente exibida em terras brasileiras, chegou-se ao consenso que seria mais fácil redublar toda a série do que conseguir posse das fitas originais que estavam sobre fortes problemas judiciais (devido a falência da Rede Manchete). Esta segunda dublagem, foi feita no estúdio Álamo que realizou um trabalho com mais cuidado e esmero do que a primeira versão. Ela contou também, com a volta da maioria dos dubladores originais (exceção aos que faleceram ou aos não puderam participar). Os erros desta versão são mínimos, mas ainda há alguns problemas, como trocar no meio da série os nomes "Espírito Diabólico" para Golpe Fantasma e "Pata do Leão" para Cápsula do Poder.
No Japão, após 20 anos sendo dublada pelas mesmas pessoas, Masami Kurumada, trocou os dubladores originais dos 5 Cavaleiros de Bronze e da deusa Atena por pessoas mais jovens.
De acordo com uma carta que foi publicada no site do próprio Kurumada, ele dizia que a voz de vários dos dubladores antigos estava "nojentamente imprestável" ('helplessly gross' na tradução em inglês que o site disponibilizou), e que queria "alcançar uma nova geração de fãs" usando um elenco mais "atual", que é facilmente reconhecido de séries que estariam "na moda" atualmente no Japão.
Essa noção contradiz diretamente o posicionamento de Toru Furuya (1º dublador japonês de Seiya) e do diretor Shingeyasu Yamauchi (diretor dos 13 OVAs de Hades-Santuário e do filme Prólogo do Céu), que afirmavam que o público de Cavaleiros no Japão são os adultos que acompanharam a série quando crianças. Furuya se afastou por não desejar continuar o trabalho sem seus companheiros, e aparentemente, Kurumada deliberadamente vetou Yamauchi, usando a fraca recepção do filme no Japão (o filme apenas se pagou quando exibido, mas foi exibido somente em cinemas da Toei) como argumento. Disso surgiram os novos dubladores e o novo diretor da série que assumiram na Fase Inferno.

[editar] Jogos
No auge de sucesso dos cavaleiros no Japão foram criados vários jogos dos cavaleiros para os consoles da Nintendo (dois para o NES e um para o Game Boy).
Muito tempo depois, em 2005, a Bandai lança um novo jogo de luta para Playstation 2, o Saint Seiya - Chapter Sanctuary. Uma continuação do jogo situada na saga de Hades também acaba sendo confirmada.
Saint Seiya (Nes):
Referente a saga do Santuário completa, numa mistura de plataformas com batalhas RPG.
Saint Seiya 2 (Nes):
Jogo focado na "Batalha das 12 Casas".
Saint Seiya Paradise (Game Boy):
Jogo que passa pela Saga do Santuário até a Saga de Poseidon. Desta vez totalmente como RPG, semelhante à jogos como "Final Fantasy".
Saint Seiya (Perfect Edition) (Wonder Swan):
Remake do primeiro jogo Saint Seiya para Nes.
Saint Seiya Typing Ryu Sei Ken (PC):
Jogo com um estilo bem diferente, onde você enfrenta os inimigos digitando rapidamente palavras em japones que aparecem na tela.
Saint Seiya - Chapter Sanctuary (Playstation 2):
É o primeiro jogo 3D de luta de Os Cavaleiros do Zodíaco, situado na batalha das 12 casas.
Saint Seiya 2 - The Hades (Playstation 2):
Por enquanto, o último jogo oficial já feito dos Cavaleiros do Zodíaco e o segundo para Playstation 2. Bem parecido com o antecessor, o gênero continua sendo de luta, porém desta vez situado na Saga de Hades. Haverá novos personagens que não participaram do jogo anterior

Lista da trilha sonora de Cavaleiros do Zodíaco

Este artigo é a lista de albuns lançados com a trilha sonora do animangá, Cavaleiros do Zodiaco. Foram compostos pelo renomado compositor Seiji Yokoyama, o qual também fez as trilhas sonoras de Metalder, Winspector, Ohranger e outras séries, e que em 2001 foi entrevistado pela edição 18 da Revista Henshin.
Índice[esconder]
1 Álbuns
1.1 TV Original Soundtrack I
1.2 TV Original Soundtrack II
1.3 TV Original Soundtrack III
1.4 Original Soundtrack IV ~ Kamigami no atsuki tatakai
1.5 Original Soundtrack V ~ Shinku no shōnen densetsu
1.6 TV Original Soundtrack VI
1.7 TV Original Soundtrack VII
1.8 Original Soundtrack VIII ~ Saishūseisen no senshitachi
1.9 Saint Seiya Hits I
1.10 Saint Seiya Hits II
1.11 Saint Seiya Hits III
1.12 Saint Seiya 1996 Song Collection
2 Ligações Externas
//

Álbuns

TV Original Soundtrack I
Gravado em: 21 de Janeiro 1987Referência: 32CC-1368 (Nippon Columbia)Duração: 43' 51"
Pegasus RyūSeiKen / ペガサス流星拳
Sanctuary, shi no kairitsu / 聖域、死の戒律
Ginga Sensō - Galaxian Wars / 銀河戦争
Moeru Cosmo / 燃える小宇宙
Shugosei ni chikau / 守護星に誓う
Athena no Saints / 女神の聖闘士
Fukushū-ki Phoenix / 復讐鬼フェニックス
Ankoku Saint no chūsen / 暗黒聖闘士の挑戦
Kanashiki Kyodai-tachi / 哀しき兄弟たち
Densetsu no jidai e / 伝説の時代へ

TV Original Soundtrack II
Gravado em: 1 de Agosto 1987Referência: 32CC-1689 (Nippon Columbia)Duração: 55' 48"
Jaakushin Eris / 邪悪神エリス
Yume no naka ni / 夢の中に
Sagittarius no senshi / 射手座の戦士
Atsume ! Athena no moto ni / 集え!女神のもとに
Tobe ! Pegasus / 翔べ!ペガサス
Kyōkō Arles / 教皇アーレス
Mitsu no Aria / 三つのアリア
Another Field / アナザーフィールド
Shugoseiza no michibiki / 守護星座の導き
Athena no Thema / アテナのテーマ
Shōsō ~ Shinobi-yoru kage / 焦躁~忍びよる影
Kessen zenya / 決戦前夜
Karei naru Ōgon Saint / 華麗なる黄金聖闘士
Seven Senses / セブン・センシズ
Ikki no Thema / 一輝のテーマ
Shin-tana senguma / 新たな戦雲
Shikaku no mure / 刺客の群れ
Gekitotsu ! Sanctuary / 激突!サンクチュアリ
Yasuragi / やすらぎ
Yūjō no Cosmo / 友情のコスモ

TV Original Soundtrack III
Gravado em: 21 de Dezembro 1987Referência: 33CC-2074 (Nippon Columbia)Duração: 45' 14"
Pegasus Fantasy (TV size) / ペガサス幻想(TVサイズ)
Gekitotsu-suru Cosmo / 激突する小宇宙
Forever Blue (Instrumental) / 永遠ブルー(インストルメンタル)
Athena no Ai / アテナの愛
Senshi no yasuiki / 戦士の休息
Hō Yoku Ten Shō ~ Fukashichō no habataki / 鳳翼天翔~不死鳥のはばたき
Senrishi no Sanctuary / 戦慄のサンクチュアリ
Cygnus ~ Hyōgen no senshi / キグナス~氷原の戦士
Rettô no karegata e / 烈闘の彼方へ
Kibō no Saint / 希望の聖闘士~ペガサス幻想/永遠ブルー
Haruka-naru gorômine / はるかなる五老峰
Okushii ~ Ashimi / 追憶~哀しみ
Arles no kage / アーレスの影
Totsuniyū ! Jaaku no toride / 突入!邪悪の砦
Pegasus Fantasy (Instrumental) / ペガサス幻想(インストルメンタル)
Ryūseiken wo gekite / 流星拳を撃て~ペガサス幻想/永遠ブルー
Forever Blue (TV size) / 永遠ブルー

Original Soundtrack IV ~ Kamigami no atsuki tatakai
Gravado em: 1 de Abril 1988Referência: 32CC-2224 (Nippon Columbia)Duração: 40' 59"
Joshō : Hokuō no Shinwa / 序章:北欧の神話
Asgard no anishimai / アスガルドの兄妹
Odin, jaaku naru shinzoku / オーディーン,邪悪なる神族
Tachiki-reta Yūjô / 断ち切られた友情
Mjolnir no hammer / ミニョルの鉄槌
Megami wo sukue ! / 女神を救え!
God Warrior tai Saint / 神闘士 対 聖闘士
Gold Cloth, fururin ! / 黄金聖衣,降臨!
Frey ~ Ai to seigi no yūsha / フレイ~愛と正義の勇者
Kamigami no tasogare - Ragnarok / 神々の黄昏-ラグナロック
Shūshō : Sekai-ju no ki no shitade / 終章:世界樹の木の下で
(Mishū Rokuhen) 12-kyū no genei / (未収録編)12宮の幻影
(Mishū Rokuhen) Andromeda Shun, sono tatakai / (未収録編)アンドロメダ瞬、その戦い
(Mishū Rokuhen) Maki-kara no datsude / (未収録編)魔城からの脱出
(Mishū Rokuhen) Soshite seisen no jidai ga... / (未収録編)そして聖戦の時代が…

Original Soundtrack V ~ Shinku no shōnen densetsu
Gravado em: 21 de Agosto 1988Referência: 32CC-2572 (Nippon Columbia)Duração: 42' 11"
Prologue / プロローグ
Abel no Thema / アベルのテーマ
Saori no ketsui / 沙織の決意
Athena no shi / 女神の死
Kamigami e no chōsen / 神々への挑戦
Shakunetsu no Saint / 灼熱の聖闘士
Meikai / 冥界
Phoenix Genmaken / フェニックス幻魔拳
Gemini no hankō / ジェミニの反逆
Fukutsu no tōshi / 不屈の闘志
Deucalion no dai-kôzui / デュカリオンの大洪水
Taiketsu / 対決
Athena tensei / アテナ転生
Taiyō shinden no hôkai / 太陽神殿の崩壊
YOU ARE MY REASON TO BE~Ai wa hitomi no naka / YOU ARE MY REASON TO BE~愛は瞳の中に~<映画バージョン>

TV Original Soundtrack VI
Gravado em: 1 de Outubro 1988Referência: 32CC-2656 (Nippon Columbia)Duração: 40' 59"
Hokkyokusei no Hilda / 北極星のヒルダ
Niebelungen Ring / ニーベルンゲン・リング
Shintanaru sengumo / 新たなる戦雲
Densetsu no God Warriors / 伝説の神闘士(ゴッドウォーリア)
Kanashiki yūsha-tachi no namida / 哀しき勇者たちの涙
Walhalla kyūden wo mezase / ワルハラ宮殿をめざせ
Jūwareta Megami / 呪われた女神
Ai-suru daichi no tameni / 愛する大地のために
Saint Shinwa - Soldier Dream (Instrumental) / 聖闘士神話(ソルジャードリーム)(インストルメンタル)
Balmung no ken wo motomete / バルムングの剣を求めて
Yume tabibito - Blue Dream (Instrumental) / 夢旅人(インストルメンタル)

TV Original Soundtrack VII
Gravado em: 21 de Dezembro 1988Referência: 32CC-2999 (Nippon Columbia)Duração: 39' 10"
Kaitei shinden / 海底神殿
Jinsakana no yobikoe / 人魚の呼び声
Seisen, futatabi / 聖戦、再び
Kigayake ! Bronze Cloth / 輝け!青銅聖衣
Umi-majō Siren / 海魔女ソレント
Kaiō furirin / 海皇降臨
Dead End Symphony / デッドエンド・シンフォニー
Shichi daikai shōgun / 七大海将軍(ジェネラル)
Hakametsu no toki / 破滅のとき
Poseïdon Densetsu / ポセイドン伝説
Athena tensei / アテナ転生

Original Soundtrack VIII ~ Saishūseisen no senshitachi
Gravado em: 8 de Abril 1989Referência: 32CC-3295 (Nippon Columbia)Duração: 44' 26"
Joshō : Reimei / 序章;黎明
Gyō no ko Lucifer / 暁の子ルシファー
Fukuma Shinden / 伏魔神殿
Seinaru seishi / 聖なる生贄
Seimatenshi tai Saint / 堕天使対聖闘士
Angelus no inori no kane / アンジェラスの祈りの鐘
Ōgon no tōrō / 黄金の蟷螂
Saishū-seisen / 最終聖戦
Taiyō no ya / 太陽の矢
Shūshō : Hikari no sanka / 終章;光の賛歌
Gensō meiro / 幻想迷路
Seiza no senshi-tachi / 星座の戦士たち
Unmei no sentaku / 運命の選択
Kibô no Saint yo eien ni / 希望の聖闘士よ

Saint Seiya Hits I
CD gravado pela banda Make-Up, com participação especial de Mitsuko Horie.
Pegasus Fantasy
Can't Say Good Bye
Friends in the Sky
Love Fighter
Final Soldier
Remember
I Am Fight
Beautiful
Stardust Way
Blue Forever

Saint Seiya Hits II
CD gravado pela banda Make-Up, do vocalista Nobuo Yamada.
Overture
Diamond Dust
Golden Heart
Lullaby
Stop the Fate
Nebula Chain
You Are Phoenix
Dragon Blood
We're Fearless Warriors
Termination

Saint Seiya Hits III
CD gravado por Hironobu Kageyama e Broadway.
Soldier Dream
We Are Saint
Round and Round
Time
Best Friend
Lonely My Way
Wake You Alone
Stay Away
Boys Be
Blue Dream

Saint Seiya 1996 Song Collection
Em 1996, a banda Make-Up compôs 8 novas músicas e lançou esse novo álbum, que contam também com versões de Pegasus Fantasy e Blue Forever.
Only for Love
Where Do We Go?
Love Is Forever
Sayonara Warriors
Try Again
Hello
Never Give Up Boys
You Need Love
Pegasus Fantasy
Blue Forever

Nenhum comentário: